terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ouro Preto de luto!! Morre o Cônego Simões


O cônego José Feliciano da Costa Simões, o padre Simões, pároco da igreja do Pilar, faleceu na madrugada de hoje em Belo Horizonte. A morte do cônego, aos 78 anos, ocorreu por volta das 5h desta terça-feira.
O corpo será trazido à Ouro Preto e velado na Igreja do Pilar a partir das 16h.


Sobre o padre Simões
Natural de Ouro Preto, José Feliciano da Costa Simões teve sua formação sacerdotal iniciada no Seminário Coração Eucarístico de Jesus de Belo Horizonte e concluída no Seminário Maior e Menor de Mariana (MG).

Graduado em geografia, história e ciências naturais pela Faculdade D. Bosco de Filosofia, Ciências e Letras da São João Del Rey (MG), especializou-se em história da arte sacra, barroca e filosofia da arte pela Universidade de Sorbone, Paris, França. Foi assistente em congressos de arte e museologia na Itália, Espanha, França, Alemanha e Egito; do congresso de cultura e arte em Santiago do Chile e do congresso da Cultura Asteca, Incas, Maias e Pré-Colombianas em Buenos Aires, Argentina.
Foi professor de história da arte sacra no Seminário Maior Santo Antônio de Juiz de Fora, de humanidades no Seminário N.S. da Assunção de Mariana, de história da arte e teologia patrística no Seminário São José, Mariana (MG) e diretor do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. Foi outorgado Cônego Catedrático da Arquidiocese de Mariana (MG), pelo Arcebispo D. Luciano Pedro Mendes de Almeida.
Foi nomeado pelo Papa João XXIII, em 1963, por meio de Bula Papal, Vigário Colado da Paróquia de N. S. do Pilar de Ouro Preto. Foi pioneiro na luta contra poluição da Alcan em Ouro Preto, que degradava os monumentos de arte e prejudicava o meio-ambiente.
É conhecido pela luta corajosa contra o saque do patrimônio histórico e cultural. Em 1962, recuperou 18 obras de arte sacra que haviam sido roubadas de várias igrejas em Ouro Preto nas décadas de 1950 e de 1960. Em fevereiro de 1996, depois de um processo de 8 meses, recebeu, em Ouro Preto, a imagem de N. S. das Mercês, de autoria do Aleijadinho, desaparecida desde 1962. Recuperou para a Arquidiocese de Mariana inúmeras obras ao longo de 30 anos.
Implantou em Minas Gerais a criação dos pequenos museus em igrejas, sendo pioneiro na criação do Museu da Prata e Ouro, na Igreja Matriz de N. S. do Pilar em 1965. Coordenou com o Padre Francisco Barroso Filho, a implantação do Museu Aleijadinho na Paróquia de N. S. da Conceição e em 1987 inaugurou o Museu de Arte Sacra do Carmo em Ouro Preto. Reorganizou as ações e objetivos do Museu de Arte Sacra em 1989, transformando-o em uma fundação que além de guardião do patrimônio de arte da Paróquia do Pilar, passou a gerir o universo museológico, promovendo a preservação de seu patrimônio cultural.
Realizou entre os anos de 1984 e 1986, o inventário dos bens móveis e integrados, da Paróquia do Pilar, em parceria com a FIAT Automóveis e Fundação Roberto Marinho. Reorganizou o sistema de visita na Matriz de N.S. do Pilar, aumentando em menos de uma década a visitação de 13 para 120 mil pessoas por ano.

Vinha apoiando, com a presença de sua equipe, a Arquidiocese de Mariana e outras Dioceses, na preservação de monumentos religiosos e até de capelas particulares, ermidas e oratórios. Em Salvador, Bahia, com Cardeal Brandão Villela, promoveu ações na defesa de bens móveis religiosos. Foi membro conselheiro do IEPHA, na gestão do governador Tancredo Neves. Foi consultor para Ouro Preto, como Patrimônio da Humanidade. Com o prefeito Angelo Oswaldo de Araújo Santos, representando Ouro Preto na homenagem histórica, em Lisboa, foi testemunha no reconhecimento de Tiradentes, Herói da Liberdade, Brasil-Portugal.
Por este valioso trabalho em defesa do patrimônio cultural brasileiro o Padre Simões foi condecorado com uma série de medalhas e prêmios: Aleijadinho, Santos Dumont, Bernardo Pereira de Vasconcellos, João Veloso, Rodrigo Melo Franco de Andrade, Grande Medalha da Inconfidência e Prêmio Nacional de Cultura. Foi homenageado por diversas entidades tais como Batalhão da Polícia Militar, Jornal Opção Regional, Câmara Municipal de Belo Horizonte, Grêmio Literário Tristão de Atayde, Escola de Minas, Fundação Gorceix. Em 1988 recebeu, em audiência particular com o Papa João Paulo II, a Cruz Pontifícia de Prata, pela defesa da arte cristã em Minas Gerais e no Brasil.

3 comentários:

Valéria França disse...

Ouro Preto certamente perde hoje o seu mais importante cidadão: o Cônego José Feliciano da Costa Simões

usinadeluz disse...

Padre Simões, um ser humano sem igual, na atualidade é na vida dos ouropretanos. Inesquecível, insubstituível e único.
Rodrigo, fiz referencia às informações sobre a vida do Padre Simões no meu blog http://euouropreto.blogspot.com/ , fiz questão de colocar somente alguns detalhes, já que outros colaram tudo e sem referencia a o blog "Sempre com Maria", o primeiro a dar a noticia e informações sobre a Morte do Nosso querido Padre Simões.

Cascarelli disse...

Bem a noticia nos comove... mais querido Rodrigo, o ouropreto.com.br.... copiou seu texto sem referencia a você...despois deletou, mais antes o portalmariana.com.br...copiou dele e nao fez referencia a voce , fico triste pois uma noticia desta magnitude, os reportes destes portais, ...tenham que copiar seu texto, ao invés de criar o proprio, parabens pela pesquisa e o texto.